quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Anime é:



Basicamente o melhor cinema existente até á actualidade.
Considerando os anime como "desenhos animados", pode facilmente compreender-se que aqui podemos ter todos os efeitos especiais sem serem precisos milhões de euros gastos. Logo, também não havendo objectivos secundários de fazer passar uma imagem que eventualmente acaba por estragar a história original. Nos "desenhos animados" podemos ter um simples e bom sonhador a transmitir-nos fantásticas histórias no seu máximo esplendor. Aqui, ao contrario do cinema, podemos ler o livro, gostar, ver a série e ficar espantado pela melhoria, contrariando a tendência ocidental, em que a história perde sempre qualidade quando passa do livro para conteúdos mais interactivos.

Pensando bem, não acho sequer correcto chamar os anime de "desenhos animados". Pelo menos não ás grandes obras primas como Naruto, Hellsing, Avatar (mesmo não sendo Japonês), Claymore, Kenichi, Samuray-x, Code geas.
Nos episódios e Ovas de anime, algo de mais profundo está presente. Algo bastante mais difícil de encontrar em "desenhos animados" que não saíram daquelas cabeças asiáticas.
É toda uma realidade perfeitamente justificada e incrivelmente realista, vista pelos olhos da perfeição. Segundo a realidade que cada um de nós decida viver, encontrará certamente um anime com a qual se identifique. Será neste anime que encontrará as diferenças entre este "cinema" e o resto. Nos anime não se encontra as mensagens normalmente transmitidas pelos filmes e desenhos animados Ocidentais e Americanos, mas sim, mensagens de evolução, força, coragem e sinceridade repletos de realismo e drama característico da época e situação que se procura transmitir...

(Agora, pergunto-me eu, se os japas nascem cercados por mensagens como estas (evolução, força, coragem e sinceridade, contra todas as realidades e dificuldades que possam surgir pela vida), que efeito secundário trará isto ao mundo? Sendo este uma ideia para um outro tópico, acredito que na altura que os asiáticos deixem de lado as suas sociedades fechadas, estes estarão prontos a dominar o mundo em muitas das suas vertentes...)

Posso afirmar, que ainda está para vir o dia em que um bom filme conseguirá ser tão bom como um bom anime.
É claro que não espero que as pessoas de outra geração compreendam que "desenhos animados" possam ser melhor que ver os actores num aspecto mais real. Mas se virmos bem, cada vez mais o que se vê na Tv. e cinema pouco tem a ver com a realidade do nosso dia-à-dia. Pelo menos a emoção transmitida é até à actualidade muito superior nos anime! Logo, ver anime, é certamente mais agradável e produtivo que ver... por exemplo… uhhh... morangos com açúcar... ; )

(rewriten)

Sem comentários:

Enviar um comentário